Análise

PicPay projeta alta de 1,2% para a produção industrial neste ano

Atualizado 03/04/2024 às 15:14:30

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/11/industria.png

Em linha com as nossas estimativas, a indústria nacional apresentou uma variação de -0,3% na passagem de janeiro para fevereiro, representando um crescimento de 5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, escreve Igor Cadilhac, economista do PicPay.

Esse resultado é um movimento de devolução da alta acumulada no fim do ano passado e do desempenho homogêneo e positivo de janeiro. Entre as 25 atividades industriais, 10 registraram expansão em relação ao mês anterior.

Das atividades que apontaram avanço na produção, os principais impactos foram os veículos automotores, reboques e carrocerias (6,5%) e celulose, papel e produtos de papel (5,8%). Em sentido contrário, as influências negativas mais importantes vieram dos produtos químicos (-3,5%), indústrias extrativas (-0,9%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-6,0%).

Quanto às categorias, apenas os bens intermediários (-1,2%) apresentaram contração. Por outro lado, a análise dos bens de capital (1,8%), dos bens de consumo duráveis (3,6%) e dos bens de consumo semi e não duráveis (0,4%), em conjunto com os dados dos insumos típicos para a construção civil (1%) sinalizam um melhor desempenho da proxy do PIB de investimentos na ponta.

Olhando à frente, a nossa perspectiva é de uma indústria relativamente positiva neste ano. Entre os fatores que colocam um viés altista estão: i) recuperação do setor manufatureiro global; ii) balança comercial robusta, com bom desempenho das exportações de petróleo, minério de ferro e soja e; iii) políticas de estímulos à atividade econômica por parte do governo, como o Novo Plano Industrial.

Do lado baixista, seguem principalmente: i) a desaceleração da economia global e; ii) juros ainda altos e os efeitos defasados da política monetária. Projetamos uma variação de 1,2% para a produção industrial brasileira em 2024.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também