Análise

Inflação e expectativas do Fed: CPI se alinha com previsões e alivia mercado

Atualizado 15/08/2024 às 16:14:12

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/01/federal-reserve-eua-.jpg

Por John Kerschner

Tanto o índice de preços ao consumidor (CPI) geral quanto o núcleo (Core CPI) vieram conforme o esperado, com uma variação de 0,2%. Isso fez com que o número anualizado do CPI geral caísse de 3,0% no mês passado para 2,9% agora, e o número anualizado do núcleo caísse de 3,3% para 3,2%.

O menor índice de CPI foi impulsionado pelos Serviços Essenciais menos Habitação, que se manteve estável nos últimos três meses, em comparação com um aumento significativo de 0,66% (quase 8% anualizado) no primeiro trimestre de 2024.

O CPI é o primeiro grande número econômico a ser divulgado desde o aumento de 25 pontos base na taxa de juros do Banco do Japão na semana passada e a subsequente venda global de ações.

Dado que o número de hoje veio conforme o previsto, o mercado está respirando aliviado, com as taxas e futuros de ações praticamente inalterados.

Enquanto Wall Street foi rápido em precificar cortes adicionais nas taxas do Fed na semana passada devido à minicrise, os governadores do Fed, incluindo Raphael Bostic da Fed de Atlanta, retrucaram essas previsões, dizendo que seriam necessários “mais dados” para apoiar tais cortes.

Para os participantes do mercado, era uma questão de acreditar nos números mais baixos de inflação que vimos no final de 2023, quando a inflação do núcleo do CPI estava em torno de 3%, ou nos números mais altos que surgiram no início de 2024, quando estava em níveis de 4%.

O número de hoje confirma que a trajetória geral da inflação é de baixa. Embora o número anualizado do núcleo do CPI seja de 3,2%, o número anualizado de 3 meses é um frio de 1,6%, bem abaixo da meta de 2% da Fed.

Embora o número de inflação desta manhã dê ao Fed o sinal verde para cortar as taxas em sua reunião de 18 de setembro, o mercado de títulos já teve uma grande alta desde o final de julho, com o título do governo dos EUA de 2 anos caindo mais de 40 pontos base.

Esperamos que o mercado de títulos dos EUA se estabilize nesses níveis de taxa e busque mais orientações da Fed sobre se o caminho para cortes nas taxas será lento e gradual ou mais acentuado e drástico. Esse debate provavelmente não será resolvido até que o atual desaceleramento de final de verão termine e todos estejam de volta aos seus postos após o feriado do Dia do Trabalho.

*John Kerschner é responsável de US securitized products e gerente de portfólio da Janus Henderson

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também