Carta do Gestor
Verde Asset: Brasil tem fundamentos preocupantes e BC deve reiniciar ciclo de alta de juros
O mês foi bastante volátil nos mercados globais. Nos primeiros dias de agosto vimos uma forte correção técnica causada por um dado de desemprego mais alto nos Estados Unidos, que trouxe à tona a discussão de potencial recessão e cortes de juros mais rápidos pelo Federal Reserve…
A evolução recente da questão fiscal no Brasil nos lembra do adágio conhecido como “Lei de Goodhart”, criado em 1975 pelo economista inglês Charles Goodhart, de longa carreira na academia e no Bank of England. Tal adágio é comumente enunciado como “Quando uma medida se torna um alvo, ela deixa de ser uma boa medida”…
O índice Ibovespa subiu +6.54% decorrente de bons fluxos estrangeiros e um certo otimismo que cortes de juros nos EUA vão empurrar recursos para os mercados emergentes. Não acreditamos que isso supere os fundamentos preocupantes e o ciclo de alta de juros prestes a ser iniciado pelo Banco Central do Brasil e por isso aproveitamos o movimento para vender parte das nossas posições de ações (especialmente em setores domésticos cíclicos) e para iniciar hedges, que de maneira agregada levam o fundo à sua menor exposição a bolsa brasileira desde 2016…
Confira a Carta do Gestor da Verde Asset de agosto de 2024: