Diversos
Ata do Copom e IPCA-15 dividem atenções
À espera da inflação do PCE de fevereiro e da participação de Powell em evento na 6ªF, os negócios em NY já assumiram ontem alguma posição defensiva, com o Fed boy Raphael Bostic voltando a melar a perspectiva de três cortes de juro este ano.
Mas por aqui a curva do DI não comprou a cautela externa e resolveu adotar uma dose de ousadia, antecipando que a mensagem da ata do Copom hoje (8h) não virá dura e que o IPCA-15 de março (9h) confirmará o menor fôlego da inflação.
… A mediana das estimativas em pesquisa Broadcast aponta para alta de 0,32% do IPCA-15, já bem menor do que a registrada em fevereiro (0,78%). O efeito do reajuste das mensalidades em fevereiro sai da conta e deve haver queda em passagens aéreas e desaceleração em alimentos e bebidas. Em 12 meses, o IPCA-15 deve aliviar para 4,10%, de 4,49% em fevereiro.
… Ainda na agenda do dia, saem as contas do Governo Central (14h30), com previsão de déficit primário de R$ 58,500 bilhões em fevereiro, diante da antecipação do pagamento de precatórios.
… O mercado está muito curioso para saber a abordagem que a ata do Copom dará hoje à questão fiscal. A vocação expansionista de Lula, em ano eleitoral e em meio à queda da popularidade, é monitorada com preocupação.
… No comunicado, o Copom não quis se comprometer com mais dois cortes de meio ponto, o que não significa que eliminou essa alternativa. Tanto pode manter o ritmo, diminuir (0,25pp) ou parar em junho. O mercado quer saber se a Selic terminal projetada pelo BC continua a mesma e se vai demorar mais para o Copom chegar lá, reduzindo o tamanho dos cortes.
MAIS AGENDA – O novo forward guidance do BC pode trazer um ajuste em alta na estimativa de 9,00% para a Selic do ano no relatório Focus (8h25). À primeira hora do dia (5h), sai a prévia da inflação paulistana (IPC-Fipe).
… Haddad se reúne às 8h com governadores do Sul e do Sudeste para apresentar alternativas às dívidas dos Estados. Lula anuncia em Brasília, às 10h, as primeiras regras do Mover, programa de mobilidade verde voltado para o setor automotivo, e depois vai a Belém para se reunir com o presidente francês Emmanuel Macron, às 16h.
BALANÇOS – JBS, CVC, Rede D´Or e Gafisa divulgam os resultados trimestrais depois do fechamento dos mercados.
NOS EUA – As encomendas de bens duráveis (9h30) têm previsão de alta de 0,8% em fevereiro. Às 11h, o Conference Board divulga o índice de confiança do consumidor, que deve melhorar para 107,0 em março, de 106,7 em fevereiro.
O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado.