Diversos

BDM Express: Acordo afasta risco de shutdown nos EUA

Atualizado 27/09/2023 às 05:54:59

Um acordo “temporário”, que prorroga até meados de novembro o financiamento do governo dos EUA, foi alcançado ontem à noite entre democratas e republicanos, afastando o risco de shutdown já a partir deste domingo, dia 1º. A ameaça de paralisação era apenas um dos fatores que pressionam os mercados externos e contagiam os ativos domésticos, junto com a expectativa de juros elevados por longo tempo e a crise na China.

Aqui, também voltam a pesar as incertezas fiscais, com a proposta da Fazenda de quitar os precatórios com crédito extraordinário e as dificuldades da pauta no Legislativo. Hoje, isso deve ser assunto de Campos Neto em audiência na Câmara (9h). No fim da tarde (17h30), o presidente do BC se encontra pela primeira vez com Lula. Haddad estará junto”.

Durante o dia, o ministro da Fazenda tem uma agenda cheia, com vários encontros políticos, reassumindo a articulação direta para dar ritmo ao que não está andando bem no Congresso, como a reforma tributária, que vai atrasar no Senado.

Nesta 3ªF, o mercado piorou nos últimos minutos com notícias de que o relator Eduardo Braga, da reforma tributária no Senado, não vai entregar seu texto na semana que vem. Braga alegou problemas pessoais, como um acidente que sofreu, mas também citou pressões políticas. Segundo ele, ainda falta acertar os ajustes que fez no parecer com a Câmara.

O governo também está preocupado com o prazo apertado do programa Desenrola, já que a MP perderá a validade se não for votada até o dia 3 de outubro, próxima 3ªF. O texto está no Senado. Se for modificado, terá que voltar à Câmara.

CRÉDITOS EXTRAORDINÁRIOS – Nesta 3ªF, a CMO aprovou projetos que abrem créditos extraordinários de R$ 2,25 bilhões no Orçamento deste ano. A liberação dos recursos ainda precisa passar pelo plenário do Congresso. Um dos projetos libera R$ 129,9 milhões para acabar com as filas da Previdência Social.

REPATRIAÇÃO – No Senado, a CAE aprovou ontem o projeto de lei do novo Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT), a chamada repatriação de ativos. O texto estabelece que o IR devido terá alíquota de 14% e deverá ser aplicada uma multa de 90% sobre o valor devido.

SEM CAVALO DE PAU – Numa referência ao ceticismo de economistas sobre o cumprimento da meta do ano que vem, de zerar o déficit primário, o presidente Lula reforçou as promessas do governo na área econômica. Dizendo que “ninguém vai dar cavalo de pau na economia”, afirmou que o foco continuará sendo a população mais pobre.

MAIS AGENDA – Saem aqui a nota do BC de crédito em agosto (8h30), o relatório mensal da dívida do Tesouro no mês passado (14h30) e os dados semanais do fluxo cambial (14h30), em semana de formação de ptax.

LÁ FORA – O dia começa com a confiança do consumidor da Alemanha (3h) em outubro. Nos EUA, os estoques de petróleo do BoE (11h30) têm previsão de queda de 600 mil barris. Ontem à noite, o API reportou +1,6 milhão.

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também