Diversos

BDM Express: Agenda econômica volta à pauta no Congresso

Atualizado 23/10/2023 às 05:49:32

Com 36% dos votos, Sérgio Massa saiu na frente nas eleições presidenciais na Argentina e disputará o 2º turno no dia 19/11 com Javier Milei, que obteve 30%. No Oriente Médio, o Egito abriu a fronteira para a entrada de ajuda humanitária à Gaza, mas a saída continua fechada. Nos mercados, a temporada dos balanços prossegue em NY, nesta semana e ganha ritmo na B3, com Santander e Vale.

Entre os indicadores, os destaques são para o PIB/3Tri e a inflação do PCE de setembro nos EUA. Aqui, para o IPCA-15 de outubro. Campos Neto fala hoje, às 15h. Em Brasília, a tributação de fundos exclusivos e offshore pode ser votada amanhã (3ªF). O texto é considerado decisivo para a estratégia do governo de alcançar a meta de zerar o déficit fiscal no ano que vem.

O mercado também espera que a reforma tributária seja destravada no Senado. Eduardo Braga (MDB) promete fazer a leitura de seu relatório amanhã (3ªF). Ainda no Senado, o relator do projeto de lei da desoneração da folha de pagamentos, Angelo Coronel (PSD-BA), afirmou estar confiante que a matéria será aprovada amanhã (3ªF) pela CAE por um “placar elástico”.

CAMPOS NETO – O presidente do BC faz palestra esta tarde (15h) no evento Reflexão sobre o Cenário Econômico Brasileiro, promovido pelo Estadão e Bora Investir-B3, em São Paulo. RCN deve abordar a influência do ambiente externo, tensionado pelos juros nos EUA e pela guerra no Oriente Médio.

A contrapartida são os sinais positivos para a inflação, com o corte de 4% da gasolina promovido pela Petrobras, que desencadeou uma onda de revisões em baixa para o IPCA. Na última 6ªF, a queda do IBC-Br em agosto (-0,77%) acentuou a baixa dos juros futuros.

Nesta semana, o IPCA-15 de outubro (5ªF) coincide com esse novo cenário, que pode melhorar ainda mais as projeções para a inflação na Focus (8h25). Ainda na agenda da inflação, saem as terceiras prévias do mês do IPC-S (hoje, 8h) e do IPC-Fipe (4ªF). Também o fiscal é destaque, com as contas do Governo Central em agosto (6ªF).

BALANÇOS – No noticiário corporativo, tem início a temporada de balanços do 3Tri na B3, com destaque para os resultados de Vale, na noite de 5ªF. O balanço do Santander sai 4ªF, antes da abertura. Usiminas vem na 6ªF e Gol, Multiplan, Hypera e Suzano, na 5ªF. Amanhã (3ªF), são esperados os números de Neoenergia e Romi e, na 4ªF, é a vez de WEG e Klabin.

NOS EUA – Seis gigantes de tecnologia soltam balanços: Microsoft e Alphabet, amanhã (3ªF); Meta e IBM (4ªF); e Intel e Amazon (5ªF). A agenda em NY será ainda movimentada pelo PIB/3Tri (5ªF) e pelo PCE de setembro (6ªF). Hoje (9h30), o Fed/Chicago solta a atividade de setembro. Amanhã (3ª), sai o PMI/S&P Global composto de outubro.

UPDATE DA GUERRA – Neste domingo, a Casa Branca divulgou um comunicado conjunto dos líderes dos EUA, Canadá, França, Alemanha, Itália e Reino Unido reiterando o apoio dos países a Israel e se comprometendo a apoiar os cidadãos que desejam deixar Gaza.

ZONA DO EURO – O BCE decide juro na 5ªF. Antes, Christine Lagarde fala duas vezes em eventos, amanhã (3ªF) e 4ªF. O PMI/S&P Global composto de outubro será divulgado amanhã (3ªF) na zona do euro, Alemanha e Reino Unido. Hoje (11h), a Comissão Europeia informa a preliminar de outubro do índice de confiança do consumidor. Os BCs do Canadá (4ªF), Turquia (5ªF) e Rússia (6ªF) também divulgam decisões de política monetária esta semana.

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também