Diversos
BDM Express: Balanços nos EUA e inflação marcam volta do feriado
Na volta do feriado, os mercados domésticos têm contratado para a abertura um ajuste ao pregão negativo em NY, após a inflação ao consumidor (CPI) ter vindo um pouco acima das expectativas em setembro, aumentando as apostas em um aumento adicional dos juros.
Embora a maioria (65%) ainda acredite em pausa na reunião do Fomc de 1º de novembro, os yields dos Treasuries voltaram a subir junto com o dólar, enquanto as bolsas e os ADRs brasileiros caíram.
O principal fundo de índice (ETF) brasileiro, o EWZ cedeu 2,05%. Entre os ADRs, Vale teve queda firme de 2,06% e os bancos (Bradesco, -2,40%; e Itaú, -1,72%) também foram mal.
Já Petrobras (ON, -0,36%; e PN, -0,25%) recuou menos, com o petróleo Brent/dezembro avançando 0,21%, para US$ 86/barril. A Opep manteve a previsão para a demanda no ano e a AIE alertou que os riscos cresceram, no contexto da guerra Israel-Hamas.
Dados da balança da China divulgados hoje podem ser o contraponto para o mercado aqui, com queda das exportações (-6,2%) melhor do que a previsão (-8,3%). Já as importações recuaram 6,2%, perto da estimativa de -6%. Nos dois casos, o ritmo de queda desacelerou em relação a agosto.
O RUÍDO DO PACE – Presente aos eventos do FMI no Marrocos, o ex-BC Fabio Kanczuk (ASA) disse que Campos Neto não fez nenhum comentário sobre a chance de o Copom reduzir os juros em 0,25pp ou 0,75pp.
Também em Marrakesh, fonte do PicPay contou que RCN negou categoricamente nesta 5ªF, em reunião, que tenha citado riscos para o ritmo de corte da taxa Selic, durante encontros fechados com investidores.
Na 4ªF, relatos na imprensa indicaram que o presidente do BC teria dito que a probabilidade de desacelerar o pace de redução do juro de 0,50 pp para 0,25pp seria maior do que a chance de aumentar o ritmo para 0,75pp.
Os rumores antes do feriado causaram impacto no mercado de juros futuros, com pressão na ponta curta, mesmo em um dia de boas notícias da inflação, com o IPCA de 0,26% bem abaixo da mediana das estimativas (+0,32%).
MAIS AGENDA – Em Wall Street, a temporada de balanços avança, com os resultados de três grandes bancos antes da abertura: Citigroup, JPMorgan e Wells Fargo. Às 10h, mais um Fed boy fala (Patrick Harker).
O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado
https://www.bomdiamercado.com.br/loja/