Diversos

BDM Express: China corta juro após novos dados fracos

Atualizado 15/08/2023 às 06:12:50

Após nova rodada de indicadores fracos, a China cortou hoje a taxa de empréstimos de um ano em 15pbs, para 2,5%. A redução foi a segunda em três meses e abre espaço para a queda dos juros de empréstimo na próxima semana. Os receios de que a economia não atinja a meta de 5% do PIB e afete o crescimento global seguiram-se ao agravamento da crise imobiliária, que pesou para as commodities e os emergentes.

Nesta 3ªF, o foco se desloca para dados do varejo nos EUA, enquanto aqui os investidores acompanham duas palestras de Galípolo – as primeiras depois que entrou para o BC. Em paralelo, um inesperado conflito entre os melhores amigos Lira e Haddad aumenta a pressão do Centrão sobre o governo Lula e a agenda econômica.

O ministro denunciou em entrevista para Reinaldo Azevedo um “poder muito grande” da Câmara, que não poderia ser usado para “humilhar o Senado e o Executivo”. O vídeo não demorou a Lira; Haddad telefonou para o aliado e disse que não estava se referindo “à atual legislatura” e ouviu dele um pedido público de explicação.

Os mercados já estavam fechados quando a coisa estourou. Líderes do bloco, que além de mais cargos querem mais emendas, aproveitaram a “crise do dia” para dizer que a votação do arcabouço pode ficar para o fim do mês, o que atrapalharia a elaboração e o envio do Orçamento ao Congresso até 31/8.

No Twitter, Lira disse que “manifestações enviesadas não contribuem para o diálogo e a construção de pontes tão necessárias ao avanço do País”. Não se acredita, no entanto, que o presidente da Câmara levará essa desavença adiante. Há informações não confirmadas de que Lula e Lira terão uma conversa ainda hoje.

CHINA HOJE – A produção industrial cresceu 3,7% em julho, contra igual período do ano passado, e ficou abaixo da previsão de 4,1%. As vendas no varejo avançaram 2,5% e também frustraram o consenso de 4,5%. No Japão, o PIB real subiu 1,5% no 2Tri contra o 1Tri e superou a previsão de +0,45%.

EUA – As vendas no varejo em julho (9h30) são esperadas com expectativa. Segundo o consenso, crescimento de 0,4% na margem. No mesmo horário, sai o índice Empire State de atividade industrial de NY, com previsão de recuo de 0,6 em agosto, após 1,1 em julho.

O NOVO BC – Gabriel Galípolo falará às 10h30 por videoconferência ao Conselho Federal de Economia. Às 12h30, ele participa de evento online do site Brazil Journal. Já RCN faz palestra (12h) em almoço da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE), em Brasília, e às 17h, a diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Fernanda Guardado, participa de evento da XP.

ELETROBRAS – O mercado foi pego de surpresa, após o fechamento, pelo anúncio da renúncia do CEO, Wilson Ferreira Jr., cerca de um ano depois de ele ter reassumido o comando da companhia, após a privatização. No after hours, o ADR da companhia afundou 3,14%, na repercussão negativa à saída abrupta do executivo. Ele será substituído imediatamente por Ivan Monteiro (presidente do Conselho de Administração).

MAIS AGENDA – Nubank solta balanço após o fechamento. Nos EUA, o Fed boy Neel Kashkari, participa de conferência ao meio-dia. Às 11h, sai o índice NAHB de confiança das construtoras em agosto. Na Alemanha, tem o índice Zew (6h). Um feriado na Itália mantém a bolsa de Milão fechada nesta 3ªF.

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom dia Mercado

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também