Diversos
BDM Express: Dia tem PPI e escalada do petróleo
O petróleo saltava quase 2% no início da madrugada, com os ataques dos EUA e Reino Unido aos rebeldes no Iêmen apoiados pelo Irã. Já o minério de ferro caía 1%, apesar de a inflação ao consumidor chinês ter recuado menos do que o esperado em dezembro e de a balança comercial ter vindo forte. Em NY, os bancos abrem hoje a temporada de balanços, com BofA, Citi e JPMorgan antes da abertura dos negócios. A maior expectativa do dia está voltada para a inflação ao produtor (PPI) em dezembro nos EUA (10h30), um dia depois de NY não ter se assustado com o CPI acima do esperado.
Traindo as expectativas mais pessimistas de que a surpresa com o indicador mais forte poderia provocar uma reviravolta nas apostas para o Fed, o mercado não desistiu de um corte antecipado do juro, em março. O dado tampouco abalou a perspectiva de relaxamento monetário de 1,5pb no ciclo que ainda não começou.
Caso NY queira, eventualmente, corrigir hoje o rumo, para cair na real do Fed, fazer uma releitura e adiar para o 2Tri a precificação do primeiro corte, o gatilho pode vir nesta manhã da aceleração esperada para o PPI. A previsão para o índice cheio e para o núcleo é de +0,2% em dezembro.
Por aqui, o IPCA de dezembro acima do consenso não acionou qualquer onda conservadora, de que o Copom desacelere o ritmo de queda da Selic. O BC está fechado com 0,5pp e o mercado está fechado junto na aposta para as duas próximas reuniões.
O Ministério do Planejamento informou ontem que o IPCA de 4,62% acumulado no ano passado ficou abaixo do estimado pela equipe econômica na proposta de Orçamento deste ano, que previa uma alta de 4,85%. Segundo a pasta, isso reduz em R$ 4,4 bi o espaço para gastos em 2024.
MP DA DISCÓRDIA – Diante da revolta do Congresso com a decisão do governo federal de revogar a desoneração da folha, técnicos da Fazenda já avaliam alternativas de arrecadação para bancar os custos com o programa. Segundo o Broadcast, uma das opções estudadas seria a tributação das compras online de sites no exterior com valor inferior a US$ 50.
Ainda no Broadcast, o ajuste no Juro sobre Capital Próprio (JCP) será novamente alvo de discussão pela Fazenda, agora no contexto da reforma sobre a renda. Duas saídas são consideradas pela área técnica: propor novamente o fim do instrumento ou reformar o modelo.
JUSTIÇA – Lewandowski, que assume a pasta no lugar de Dino em 1º/2, aceitou o convite com a condição de que não haja a renovação proposta por Lula, que queria Ricardo Cappelli como supersecretário da Segurança Pública. Cappelli saiu ontem de férias e adiantou que, assim que voltar, abrirá caminho para o novo comando.
MAIS AGENDA – Aqui, saem os dados regionais da produção industrial em novembro (9h) e o fluxo cambial semanal (14h30). Nos EUA, a Baker Hughes divulga às 15h os poços e plataformas de petróleo em operação.
CHINA HOJE – O índice de preços ao consumidor (CPI) desacelerou o ritmo de queda anualizada para 0,3% em dezembro, depois de ter cedido 0,5% em novembro. O resultado ficou próximo da expectativa de -0,4%. O PPI seguiu em deflação: -2,7%, contra -3% em novembro. As exportações subiram 2,3% em dezembro (base anual); as importações (+0,2%) reverteram a queda de 0,6% em novembro.
O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, ideal para você distribuir aos seus clientes em edição customizada com o logo de sua empresa. Consulte nosso atendimento: +55 (11) 93310-7346