Diversos

BDM Express: Feriados reduzem a liquidez

Atualizado 04/09/2023 às 06:11:14

Feriados hoje nos EUA (Dia do Trabalho) e no Brasil, na 5ªF (7 de Setembro), prometem reduzir a liquidez nesta semana, após o payroll e o PIB/2Tri terem agitado os negócios. A agenda lá fora reserva o Livro Bege do Fed e índices de Serviços nos Estados Unidos, na zona do euro e na China, que também divulgará os dados da balança comercial e de inflação. No mercado de petróleo, expectativa para redução na oferta da Rússia e Opep+ nos próximos dias.

Aqui, em meio à onda de revisões positivas para o crescimento, a força da atividade voltará a ser testada amanhã (3ªF) pela produção industrial, que deverá recuar 0,30% em julho. Às 14h, Campos Neto faz palestra em fórum do JPMorgan, em São Paulo.

Em Washington, o presidente do BC destacou a “boa surpresa” do PIB/2Tri de 0,9%, bem acima da mediana das previsões de analistas (de alta de 0,30%). Na ocasião, RCN já previu que o mercado revisaria a projeção de crescimento deste ano para perto de 3%.

Em pesquisa-relâmpago realizada pelo Broadcast logo após a divulgação do dado forte, puxado pela indústria e pelo setor de serviços, a mediana do mercado para o PIB deste ano subiu de 2,4% para 3,0%. É possível que a onda de revisões não apareça integralmente hoje no relatório Focus (8h25), mas será embutida no próximo levantamento.

No sábado, Haddad participou reconheceu que a meta de déficit zero em 2024 é “ambiciosa”, mas disse que, “se todo mundo remar na mesma direção, vai acontecer”. “O arcabouço fiscal contratou um equilíbrio das contas públicas. A dúvida é quando isso vai acontecer. Mas o compromisso é …. tem que ser com o reequilíbrio das contas.”

BRASÍLIA – Lira publicou um ato obrigando a presença dos deputados nesta 2ªF na Câmara, para garantir a votação antes do feriado da Independência do projeto de lei do Desenrola e da taxação das apostas esportivas. A assessoria de Lira confirmou que há expectativa de que as duas propostas sejam votadas esta semana.

O PL do Desenrola também discute os juros do rotativo do cartão e do parcelamento de faturas. O Broadcast Político apurou que há um consenso de que é inviável manter os juros do rotativo no nível atual e apoio para limitar as taxas a 100% da dívida principal.

REFORMA – Segundo Lauro Jardim (O Globo), o destino de Silvio Costa Filho (Republicanos) parece definido: ele iria para o Ministério de Portos e Aeroportos. A Caixa ficará com Margarete Coelho (PP). O ponto de discussão ainda é para onde vai André Fufuca. Cresce a possibilidade de ele ir para Esporte com a pasta turbinada ganhando novas atribuições.

MAIS AGENDA – Hoje, o IPC-Fipe (5h) tem previsão de -0,37% de agosto. Na 4ªF, sai o IGP-DI. Lá fora, tem o Livro Bege, na 4ªF. Saem nos EUA o PMI/ISM de serviços e PMI/S&P Global composto de agosto, ambos na 4ªF. Amanhã (3ªF), tem para olhar o PPI/julho na zona do euro. O PIB/2Tri do bloco sairá na 5ªF. O PMI composto de agosto da zona do euro, Alemanha e Reino Unido vem na 3ªF. Hoje, Christine Lagarde (BCE) discursa em seminário (10h30) e a Turquia divulga o CPI de agosto (4h).

CHINA – Hoje à noite (22h45), sai a leitura final de agosto do PMI/S&P Global composto. Na virada de 4ªF para 5ªF, vem a balança comercial de agosto. Já os números do CPI e PPI de agosto (noite de 6ªF) só repercutirão na semana que vem.

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também