Diversos
BDM Express: Força da economia desafia Fed e BC no Brasil
Após a atividade nos EUA surpreender em setembro com desempenho acima do esperado, elevando a 25% as apostas em mais uma alta do juro neste ano, hoje mais um dado importante pode mexer com as expectativas para o Fed: o relatório Jolts de abertura de vagas em agosto (11h), o primeiro dos três indicadores de emprego da semana, que inclui a pesquisa ADP e o payroll.
Aqui, onde o Caged confirmou a força do mercado de trabalho e reforçou as chances de o BC reduzir o ritmo de queda da Selic, sai a produção industrial de agosto (9h), que deve trazer expansão e aumentar as dúvidas sobre a condução da política monetária. Na mediana, pesquisa Broadcast apurou um crescimento de 0,50%, compensando parte do recuo de 0,60% em julho.
A projeção de consenso, no entanto, continua sendo de contração da indústria em 2023, como resultado do aperto dos juros e incertezas externas. A contrapartida ficaria por conta do efeito dos programas do governo, como o Minha Casa, Minha Vida.
Em evento da Abracam, Campos Neto afirmou que o mercado “tem errado bastante para baixo as projeções de crescimento”, sugerindo que as reformas nos últimos anos podem estar gerando um PIB estrutural mais alto. Ele também mostrou preocupação com a possibilidade de os juros continuarem subindo nos EUA.
A resiliência da economia americana desafia a eficácia do ciclo de aperto do Fed e tem garantido vários alertas dos dirigentes. Houve declarações firmes de Powell na defesa da estabilidade de preços; Michelle Bowman considerou “apropriado” subir novamente os juros.
Na 6ªF, será importante o payroll. Hoje (11h), o relatório Jolts tem previsão de abertura de 8,9 milhões de vagas em agosto, após +8,8 milhões em julho.
PODE VOTAR HOJE – Arthur Lira designou o deputado Pedro Paulo (PSD) como relator do projeto de lei que prevê a tributação de fundos offshore e exclusivos. A proposta pode ir à votação nesta 3ªF. O governo prevê arrecadar R$ 7 bilhões com a medida, conforme o Orçamento de 2024.
REFORMA TRIBUTÁRIA – Em evento em São Paulo, Simone Tebet admitiu que deve haver um pequeno atraso na votação da PEC no Senado, mas avalia que, se for aprovada até meados de novembro, haverá tempo para a Câmara analisá-lo neste ano.
COMBUSTÍVEIS – Em entrevista ao Roda Viva, ontem à noite, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que “a gente vai fazer o ajuste quando for necessário” e que a empresa “tem total independência para definir os preços”.
MAIS AGENDA – O avanço esperado para a gasolina deve puxar o IPC-Fipe de setembro (5h) para 0,29% (mediana Broadcast), após deflação de 0,20% em agosto. Sem horário confirmado, saem os dados de setembro da Fenabrave.
O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado