Diversos
BDM Express: Guerra Israel-Hamas escala e aumenta tensão
A tensão com a guerra no Oriente Médio escalou e evoluiu para seu pior momento no fim de semana. Israel ameaça entrar em Gaza nas próximas horas e o Irã alertou que, se isso acontecer, o Hezbollah causará um “terremoto na entidade sionista”.
A ameaça iraniana levou Biden (EUA) a mandar um recado mais duro a Israel, afirmando que ocupar Gaza seria “um grande erro”, enquanto o secretário de Estado americano, Anthony Blinken, está em missão na região para evitar que o conflito se alastre.
A expectativa de um ataque terrestre levou à fuga de milhões de palestinos para o sul, enquanto o governo israelense impôs um “cerco completo” a Gaza, impedindo a entrada de água, eletricidade, alimentos e combustíveis.
Segundo a ONU, quase a metade da população de Gaza, de 2,3 milhões, se deslocou após os alertas de Israel para que o norte fosse esvaziado. Famílias em carros e caminhões abarrotados de pertences lotam a estrada que liga ao sul do território palestino.
Alguns tentaram, sem sucesso, sair pela fronteira com o Egito, mas a passagem permaneceu fechada no final de semana. Ao mesmo tempo, Israel manteve Gaza sob contínuo bombardeio, que matou mais de 1.500 palestinos só no sábado.
O Hezbollah é a ameaça imediata mais séria, com um arsenal de 150 mil foguetes e mísseis, além de vários tipos de drones militares.
POLICRISE – Em Marrakesh (Marrocos), a guerra reforçou a preocupação com o cenário econômico nas reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial. O conflito é acompanhado de perto, em particular, o impacto no mercado de petróleo, que voltou a superar US$ 90.
OFFSHORE – O avanço da agenda econômica no Congresso é a esperança da semana com as articulações para votar, até 4ªF, o projeto da taxação de fundos exclusivos e offshores. Mas a votação não é certa, já que Lira está em viagem e só volta no dia 24.
AGENDA – Entre os indicadores, estão previstos dados de serviços (3ªF), comércio (4ªF) e IBC-BR (5ªF). Nos EUA, sai Livro Bege (4ªF) e, hoje, o índice Empire State (9h30). E na China, produção industrial e vendas no varejo, amanhã à noite, e decisão de juros (5ªF).
No noticiário corporativo, a Vale é destaque com o relatório de produção (amanhã, 3ªF). Já em NY, segue a temporada dos balanços com BofA e Goldman Sachs (amanhã, 3ªF); Morgan Stanley, Netflix e Tesla (na 4ªF).
O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado
https://www.bomdiamercado.com.br/loja/