Diversos
BDM Express: Inflação é próximo desafio do Fed
A partir das 15h, o governo Lula promove hoje no Congresso a cerimônia de memória de um ano dos ataques de 8 de janeiro, com discurso dos chefes dos três Poderes. O ato deve ser esvaziado pela oposição e coincide com um momento de irritação do Congresso com o governo. Parlamentares prometem derrubar a MP da Reoneração da folha e o veto de Lula ao dispositivo da LDO que cria um calendário para o governo empenhar as emendas. Pacheco convocou reunião de líderes para amanhã.
Na agenda econômica, a temporada dos balanços em NY começa com os bancos. Entre os indicadores globais, 5ªF é o dia mais importante da semana, com o IPCA de dezembro por aqui, a inflação na China e o CPI nos EUA, que tem forte potencial de projetar as apostas para o ciclo de corte do Fed.
Se o dado de preços ao consumidor americano não assustar, vão seguir majoritárias as chances de relaxamento monetário precoce (em março, ao invés de maio), que chegaram a ser abaladas momentaneamente pelo payroll.
Apesar do relatório forte do emprego em dezembro, a revisão em baixa do payroll nos dois meses anteriores e ainda um dado fraco de atividade nos EUA mantiveram a convicção de que o juro ainda vai cair neste 1Tri. Esta aposta (64%) não é tão alta agora quanto chegou a ser na última coletiva de Powell (90%). O Fed dovish em março continua como cenário-base dos investidores.
Além do CPI, a inflação ao produtor dos EUA (PPI), que sai na 6ªF, também entra no radar. Hoje (14h30), o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursa, e o Fed divulga o crédito ao consumidor em novembro (17h). Na 6ªF, o Wells Fargo, Bank of America (BofA), Citi e JPMorgan abrem a safra dos resultados corporativos.
Na zona do euro, hoje, às 7h, saem as vendas no varejo em novembro e a leitura final de dezembro da confiança do consumidor. A Alemanha informou durante a madrugada (4h) as encomendas à indústria em novembro. Na China, os dados de dezembro da inflação ao consumidor (CPI) e produtor (PPI) saem na noite da 5ªF.
AQUI – Além do IPCA de dezembro (5ªF), o mercado confere as primeiras prévias de janeiro do IPC-S (hoje, às 8h) e do IPC-Fipe (4ªF). O levantamento Focus, que o BC divulga hoje às 8h25, projeta PIB de 1,52% no ano e juro terminal de um dígito (9%). Ainda nesta 2ªF, o BC publica, às 9h, o relatório de poupança de dezembro e do acumulado de 2023. RCN participa hoje (9h), por videoconferência, da reunião bimestral de presidentes dos BCs promovida pelo BIS.
DESONERAÇÃO – Pacheco reúne lideranças amanhã para decidir se a MP baixada pelo governo, que prevê a reoneração gradual da folha, poderá tramitar no Legislativo ou será devolvida a Lula, em posição de confronto.
DEMOCRACIA INABALÁVEL – Sob alegações de férias, viagens a trabalho e até falta de convite, governadores de oposição devem desfalcar o evento de hoje, no Salão Negro do Congresso, que marca o primeiro aniversário do 8/1. Após os discursos de Lula, Pacheco e Barroso, haverá a entrega simbólica da tapeçaria de Burle Marx, vandalizada durante a invasão do Congresso, e de uma réplica da Constituição de 1988, furtada do STF.
REFORMA MINISTERIAL – Ao menos por enquanto, Lula desistiu da dança das cadeiras na Esplanada, que parecia certa de acontecer no início deste ano. A mudança será apenas no Ministério da Justiça, diz Lauro Jardim (O Globo).
O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, ideal para você distribuir aos seus clientes em edição customizada com o logo de sua empresa. Consulte nosso atendimento: +55 (11) 93310-7346