Diversos
Bolsas sobem e dólar cai após Powell; aqui Copom reduz a Selic para 12,25%
[01/11/23] Da Redação do Bom Dia Mercado
Confirmando as expectativas, o Copom anunciou no final da tarde um novo corte de 0,50pp da Selic, para 12,25%, em decisão unânime, e contratou novas quedas de igual magnitude para as próximas reuniões, “em se confirmando o cenário esperado”.
No comunicado, ainda repetiu a mensagem sobre a importância de firme persecução das metais fiscais estabelecidas e avaliou que o cenário externo exige atenção e cautela dos emergentes, citando os juros elevados nos Estados Unidos e novas tensões geopolíticas (a guerra no Oriente Médio).
A decisão de política monetária do Fed, o banco central americano, e a declarações do presidente da instituição, Jerome Powell, concentraram as atenções dos investidores nesta quarta-feira.
O Fed manteve a taxa básica de juros no intervalo de 5,25% a 5,50% ao ano, como já era amplamente esperado pelo mercado e deixou em aberto a possibilidade de mais aperto na reunião de dezembro.
Porém, durante a entrevista coletiva, Powell indicou que, o mais provável é que o BC americano não suba os juros em dezembro, embora deva mantê-los elevados por um bom tempo.
Powell disse que as expectativas de inflação estão claramente “em um bom lugar” e afirmou que o Fed foi “bastante longe no aperto” e está “perto do fim dele”.
Questionado sobre as indicações do gráfico de pontos divulgado na reunião anterior, em setembro, que apontava que a maioria dos membros do Fed defendia mais uma alta de juros neste ano, Powell esclareceu que a projeção “não é uma promessa”, o que gerou empolgação entre os investidores.
No cenário doméstico, os investidores seguiram monitorando o risco fiscal. Segundo informações na imprensa, o governo teria feito uma consulta ao relator da LDO, Danilo Forte, sobre qual seria o prazo final para enviar uma alteração do texto para a meta fiscal de 2024.
Em Nova York, o índice Dow Jones subiu 0,67%, aos 33.274,58 pontos. O S&P500 ganhou 1,05%, aos 4.237,86 pontos. E o Nasdaq avançou 1,64%, aos 13.061,47 pontos.
Aqui, o dólar à vista fechou em baixa de 1,36%, a R$ 4,9730. Na B3, o Ibovespa fechou com alta de 1,69%, aos 115.052,96 pontos. (Téo Takar)