Diversos
Cautela ainda prevalece
[20/10/23] Da Redação do Bom Dia Mercado
Depois de uma semana em que a renda fixa americana ficou com cara de renda variável, investidores corrigiram uma pequena parte dos excessos nos juros dos Treasuries nesta 6ªF. Mas, a cautela ainda prevalece, com o mercado evitando ativos de risco nas bolsas.
Embora Jerome Powell tenha deixado mais claro ontem que o Fed não vai mexer novamente nos juros em novembro, ele deixou a porta aberta para novos apertos em dezembro ou no início de 2024. Tudo vai depender da resiliência da economia americana, especialmente da trajetória da inflação e do mercado de trabalho.
Além disso, a guerra em Israel tornou-se outro fator de incerteza a ser considerado nas tomadas de decisão, assim como o impasse na escolha de um novo presidente da Câmara dos EUA, que pode levar o país ao “shutdown” em poucas semanas.
Por aqui, a agenda econômica está com prazo cada vez mais apertado, colocando em risco o plano do governo de conquistar do déficit zero em 2024.
Na próxima semana, o governo precisa conseguir votar o projeto de tributação dos fundos, bem como destravar a reforma tributária no Senado, com a leitura do relatório do senador Eduardo Braga. O Bom Dia Mercado voltará a ser atualizado na próxima 2ªF. (Teo Takar)