Diversos
Dia tem Powell, emprego nos EUA e ruídos em Brasília
Às vésperas do payroll, sai o relatório ADP de emprego do setor privado em março nos EUA (9h15) e Powell discursa em evento (13h10), depois de ter dito na última 6ªF que só quer cortar o juro quando estiver mais confiante com a inflação. NY já se prepara para o pior, que o ciclo de relaxamento comece mais tarde e dure menos. Aqui, a agenda conta com a produção industrial de fevereiro (9h) e participação de Campos Neto em evento do Bradesco BBI, em SP (10h).
Na defensiva, o dólar continua rodando na faixa de R$ 5,05. O BC não chamou outro leilão extra de swap para hoje, mas é provável que ainda entre de novo no câmbio nos próximos dias para suprir demandas técnicas, enquanto o cenário doméstico fiscal rende uma novela atrás da outra.
A polêmica da vez é a desoneração da folha de pagamento dos municípios, que ameaça estremecer a relação entre o governo e Pacheco, principal aliado de Lula no Congresso, pondo em risco a agenda reformista.
Causou mal-estar a decisão de Pacheco, tomada dois dias atrás, de derrubar da MP 1.202 o trecho específico da reoneração da alíquota previdenciária de municípios de até cerca de 140 mil habitantes.
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, confirmou que o governo estuda judicializar o tema e recorrer ao STF para manter as alíquotas previdenciárias em 20% e não em 8%. A eventual decisão pela via judicial, no entanto, é um risco que terá de ser muito bem calculado politicamente. Lula deve decidir pessoalmente, para não criar um desgaste perigoso.
MAIS AGENDA – Reforçando o otimismo com o ritmo da atividade econômica, a produção industrial em fevereiro medida pelo IBGE deve apontar crescimento de 0,3% (mediana no Broadcast), após queda de 1,6% em janeiro. Às 5h, o IPC-Fipe deve desacelerar para 0,35% em março, contra 0,46% em fevereiro. Campos Neto se reúne às 13h30, por videoconferência, com representantes da Fitch.
LÁ FORA – A aposta para o relatório ADP é de criação de 150 mil vagas de empregos no setor privado em março. Saem ainda o PMI/S&P Global composto (10h45), PMI/ISM de serviços (11h). Além de Powell, falam quatro membros do Fed: Michelle Bowman (10h45), Austan Goolsbee (13h), Michael Barr (14h10) e Adriana Kugler (17h30).
A Opep+ deve manter os cortes de produção em reunião hoje. Nos EUA, saem os estoques de petróleo do DoE (11h30), com previsão de queda de 1,2 milhão de barris. Na zona do euro, tem a inflação do CPI de março (6h).
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, viaja hoje para a China, onde deve permanecer uma semana, para uma série de reuniões diplomáticas para estreitar as relações comerciais entre os dois países.
CHINA HOJE – O PMI de serviços medido pelo setor privado avançou para 52,7 em março, dentro da previsão.
O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado.