Diversos
Dólar e juros oscilam de olho no exterior; mercados aguardam PPI dos EUA
[12/01/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O dólar oscila na abertura e há pouco voltava a cair a R$ 4,8703 (-0,10%), enquanto no exterior a moeda sobe ante pares em um cenário de disparada do petróleo e alta nos juros dos Treasuries. O DXY avança a 102,538 pontos (+0,24%) e, aqui, os juros futuros passaram a seguir a moeda, em sessão mais esvaziada no País. Há pouco operavam perto do ajuste, com viés de alta nos longos.
O foco do dia está no PPI americano, logo mais, um dia após o CPI apontar inflação acima do consenso. Há uma certa busca por segurança em meio a dados mistos. O núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis dos alimentos e da energia, sugeriu que a inflação subjacente continua a recuar. Apesar da maioria (68% no CME) ainda apostar em março como início dos cortes de juros do Fed, autoridades tentam minimizar essa probabilidade. Dos preços ao produtor nos EUA, é esperado que subam 0,1% em dezembro, um aumento anual de apenas 1,3%.
Em relação ao Oriente Médio, os houthis prometeram mais ataques a navios após ataques aéreos dos EUA e do Reino Unido no Iêmen. A indústria naval está desaconselhando a travessia do Mar Vermelho, o que encarece o petróleo e pode afetar a inflação. (Ana Katia)