Diversos
Feriado nos EUA esvazia mercados; Ibovespa recua 0,10% com metade do volume normal
O feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos deixou as bolsas americanas fechadas nesta segunda-feira e limitou o volume de negócios no mercado brasileiro devido à ausência de boa parte dos investidores estrangeiros.
Sem a referência de Wall Street, o mercado doméstico se pautou pela expectativa de que o governo da China anuncie novos estímulos à economia local, o que favoreceria moedas de países produtores de commodities, como o real.
Além disso, os investidores também reagiram às projeções melhores para o crescimento da economia brasileira neste ano no boletim Focus do Banco Central divulgado hoje, após a surpresa positiva com o PIB do 2º trimestre, na última sexta-feira
O dólar à vista fechou em baixa de 0,12%, a R$ 4,9348. O Ibovespa caiu 0,10%, aos 117.776,62 pontos, com volume financeiro de apenas R$ 12 bilhões, metade do movimento de um pregão normal, sem feriado lá fora.
Ao longo desta semana, que também será mais curta por aqui devido ao feriado de 7 de setembro, as atenções estarão voltadas para medidas no Congresso que rendam arrecadação, como a taxação das apostas esportivas, que pode ser votada pela Câmara antes do feriado. Há especulações também de que a reforma ministerial finalmente deve ser concretizada, com a entrada dos partidos PP e Republicanos no governo. (Téo Takar e Ana Conceição)