Diversos
Ibovespa e dólar oscilam com discurso de Trump, mas mantêm viés positivo com possível adiamento de tarifas
[20/1/2025] Da Redação do Bom Dia Mercado
Os ativos domésticos mantêm nesta tarde o viés positivo observado desde a abertura dos negócios nesta segunda-feira, mas o feriado nos EUA reduz a liquidez de forma significativa.
O mercado repercute a informação do Wall Street Journal de que Trump não deve anunciar tarifas no seu primeiro dia de governo, mas orientar as agências federais a analisarem as políticas comerciais vigentes com a China, Canadá e México.
O Ibovespa (+0,41%, aos 122.851 pontos) chegou a reduzir momentaneamente a alta e o dólar à vista (-0,40%, a R$ 6,0414) diminuiu a baixa durante o discurso de posse de Trump, que reiterou seu plano de impor tarifas aos países estrangeiros “para enriquecer os americanos”, além de anunciar emergência nacional na área de energia para retomar a exploração de petróleo em grande escala no país.
Os juros futuros (DI Jan/27 a 15,140%; Jan/29 a 15,015%; Jan/31 a 15,010%) ignoram a nova piora nas projeções de inflação do boletim Focus e se apoiam na queda do dólar, que contou ainda com intervenção do BC, por meio de leilões de linha, injetando US$ 2 bi no mercado.
(Téo Takar)