Diversos
Ibovespa e dólar sobem em dia de poucos negócios devido ao feriado nos EUA
[23/11/23] Da Redação do Bom Dia Mercado
O feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos deixou as bolsas fechadas em Nova York e esvaziou os negócios no mercado brasileiro nesta quinta-feira. A agenda doméstica também foi fraca, com investidores atentos às negociações políticas em Brasília.
Com o cancelamento da sessão do Congresso que poderia derrubar os vetos de Lula no arcabouço fiscal e no projeto do Carf, o foco dos investidores se voltou à sanção ou veto do presidente Lula ao projeto que estende a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até o fim de 2027. O presidente tem até hoje para tomar sua decisão sobre o projeto, que pode reduzir em alguns bilhões de reais a arrecadação da União nos próximos anos, mas isso não ocorreu até o fechamento do mercado.
Além disso, permanece a expectativa pelas votações dos projetos de taxação dos fundos offshore e fundos exclusivos e das apostas esportivas, na próxima semana, no Senado. Ambos são importantes para o governo conseguir cumprir a meta de déficit fiscal zero em 2024. A tramitação da reforma tributária na Câmara também será outro ponto de atenção na semana que vem.
O Ibovespa fechou em alta de 0,43%, aos 126.575,75 pontos. O feriado nos EUA reduziu o volume financeiro da bolsa brasileira à metade de um dia normal: R$ 14,9 bilhões. O dólar à vista fechou em leve alta de 0,11%, a R$ 4,9073. (Téo Takar e Ana Conceição)