Diversos
Intenção de Consumo das Famílias recua 0,3% em setembro, mostra CNC
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,3% em setembro em relação a agosto, para 103,1 pontos, conforme mostrou pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Essa é a terceira queda consecutiva no ano.
Embora tenha registrado baixa em setembro, o indicador ainda está acima do nível de satisfação e o maior patamar desde março deste ano, quando alcançou 104,1 pontos.
Na avaliação dos pesquisadores, a queda reflete uma piora na avaliação sobre a perspectiva profissional, que apresentou recuo de 0,4%, e sobre o acesso ao crédito ao cair 1,3% no mês.
De acordo com a pesquisa, a redução mais significativa ocorreu entre as famílias de maior renda e o público masculino. Nesses dois segmentos, as percepções do mercado de trabalho e de consumo futuro pioraram.
Em setembro, a percepção dos consumidores em relação ao seu emprego atual foi o único item positivo na comparação mensal, mostrando que o saldo positivo do mercado de trabalho vem animando os consumidores, apesar da desaceleração dos últimos meses.