Diversos
Investidor segue corrigindo apostas para o Fed, com bolsas em baixa e dólar em alta
[17/01/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
Os mercados seguem corrigindo nesta tarde o otimismo exagerado sobre o início e o tamanho do ciclo de afrouxamento monetário nos EUA e na Europa.
Os últimos números do CME mostram que a aposta em corte de juros pelo Fed a partir de março caiu de 65,1% ontem para 53,2% há pouco. Após as declarações de Christopher Waller ontem, indicando que o Fed deve ser parcimonioso nos cortes, hoje os dados acima do esperado do varejo e positivo da indústria nos EUA sugerem que ainda é prematuro para se falar em alívio nos juros.
O Livro Bege, que sairá daqui a pouco, pode confirmar se a economia americana está ou não a caminho de um “pouso suave”.
Números da China, por sua vez, pressionam as commodities, ao sugerirem que a segunda maior economia do mundo está em desaceleração, apesar do PIB do ano passado ter ficado levemente acima da meta.
Em NY, o índice Dow Jones cai 0,28%, o S&P500 perde 0,68% e o Nasdaq recua 0,90%, enquanto os juros dos Treasuries mantêm o viés de alta e o índice DXY opera em alta de 0,11%, aos 103,473 pontos.
Por aqui, o risco fiscal permanece no radar em meio às negociações truncadas sobre a reoneração da folha. O Ibovespa recua 0,51%, aos 128.636 pontos, tendo como pano de fundo o vencimento de opções sobre o índice, o que ajuda a inflar o giro financeiro, agora na casa dos R$ 13 bilhões.
O dólar à vista segue o exterior, com alta de 0,14%, a R$ 4,9327. E os juros futuros operam em leve queda, reagindo aos dados de venda do varejo, em linha com o esperado. (Téo Takar)