Diversos

Juros recuam nos EUA e trazem alívio ao dólar, mas clima nas bolsas ainda é de cautela

Atualizado 23/10/2023 às 18:51:56

As incertezas sobre os próximos passos da política monetária dos Estados Unidos continuaram pautando os mercados globais nesta segunda-feira, em uma sessão esvaziada de indicadores e de declarações relevantes de membros do Fed, o banco central americano.

Pela manhã, o mercado chegou a enfrentar momentos de estresse, com os juros dos Treasuries de 10 anos superando a marca histórica de 5% ao ano por alguns momentos. Porém, notícias vindas do Oriente Médio, de que Israel teria postergado temporariamente os planos de uma invasão por terra à faixa de Gaza, ajudaram a melhorar o humor dos investidores, colaborando para um recuo nos juros dos títulos americanos e do dólar.

O mercado também mostra otimismo com a safra de balanços de empresas, nos EUA e no Brasil referentes aos resultados do terceiro trimestre, que começam a pipocar nesta semana.

No cenário doméstico, o principal fato do dia foram as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre os impactos da alta dos juros dos Treasuries para a economia global e, especialmente, para mercados emergentes como o Brasil. Ele afirmou os juros elevados tendem a enxugar a liquidez, ou seja, a quantidade de dinheiro em circulação no mundo, o que pode afetar o fluxo de investimentos estrangeiros para países emergentes de “forma mais severa”.

Segundo ele, tais condições aumentam o esforço fiscal a ser feito no Brasil. “Com liquidez menor, tem de fazer dever de casa melhor. A barra para fiscal no Brasil ficou mais alta”, afirmou. “Mas governo está fazendo sua parte”, ponderou, ao destacar os projetos em andamento no Congresso, como a reforma tributária.

O dólar à vista encerrou o dia em baixa de 0,29%, a R$ 5,0169. O Ibovespa fechou com queda de 0,33%, aos 112.784,52 pontos, pressionado pelo tombo de mais de 6% nas ações da Petrobras, após a estatal anunciar mudanças em seu estatuto.

Em NY, as bolsas tiveram comportamento misto. O Dow Jones caiu 0,58%, aos 32.936,41 pontos. O S&P500 recuou 0,17%, aos 4.217,04 pontos. Já o Nasdaq subiu 0,27%, aos 13.018,33 pontos. (Téo Takar)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também