Diversos
Nasdaq segue em alta em NY, enquanto Ibovespa cai mais de 1%
As bolsas seguem sem direção única em NY, com o Dow em queda de 0,27%. O S&P 500 tem alternado altas e baixas, mas no momento sobe 0,42%. O Nasdaq estende os ganhos e avança 1,24%, influenciado pela Nvidia (+6,5%), que divulga balanço na 4ªF, com apostas de bons números. A empresa está por trás do frenesi em torno da inteligência artificial, que fez disparar o Nasdaq este ano.
As techs vão bem hoje apesar da nova rodada de alta nos juros dos Treasuries, que fez a T-note de 10 anos atingir uma nova máxima desde 2007, em 4,3528%. Investidores se prepararam para o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, em Jackson Hole, na 6ªF, que poderá dar sinais mais assertivos sobre a política monetária dos EUA.
Por aqui, a trégua do Ibovespa durou pouco e o índice engata queda expressiva diante da pressão externa. Cai 1,02%, a 114.227,23 pontos. A cautela com a China continua já que o país baixou juros, mas num nível insuficiente para estimular a economia, segundo analistas.
Na arena interna, o ruído político com o adiamento da reforma ministerial e a ameaça de adiamento na votação do arcabouço fiscal e da reforma tributária amentam a cautela do investidor, elevando o dólar e os juros.
O dólar à vista sobe 0,40%, a R$ 4,9872, e os juros avançam em toda a curva, mas com mais intensidade nos vencimentos mais longos. O DI Jan29 e o Jan 31 voltaram a ficar acima dos 11%. (Ana Conceição)