Diversos
NY aprofunda queda, enquanto Ibovespa reduz alta do Ibovespa antes da ata do Fed
As bolsas em NY viraram para o negativo no início da tarde, enquanto os juros dos Treasuries subiam e o índice dólar ganhava mais força. Há pouco, aprofundavam a queda.
Investidores entraram no modo cautela antes da ata do Fed, logo mais às 15h, que deve trazer indicações sobre o juro básico nos EUA. Hoje, a produção industrial dos EUA bem acima (+1,0%) do esperado (+0,3%) em julho foi outro dado a diminuir a probabilidade de corte de juros pelo BC americano. Esta semana, o indicador do varejo já veio mais forte que o previsto.
O Dow cai 0,25%, o S&P 500 recua 0,37%, o Nasdaq cede 0,70%. O índice DXY avança 0,14%, a 103,355 pontos.
Por aqui, com a agenda doméstica vazia, o Ibovespa reduziu os ganhos depois da virada de NY – agora sobe 0,27%, a 116.466,35 pontos – e o dólar diminuiu a queda. Há pouco, era cotado a R$ 4,9819 (-0,09%). Petrobras (#PETR4 +3,2%) ajuda a dar sustentação à bolsa.
Os juros futuros têm pequena queda, com sinalizações da votação do arcabouço fiscal na próxima semana. Mas também diminuíram a baixa na última hora.
Em palestra hoje de manhã, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a luta contra a inflação não está ganha e que é preciso perseverar para atingir a meta de 3,0%. No mais as preocupações com a economia chinesa seguem como pano de fundo para os mercados aqui e lá fora. (Ana Conceição)