Diversos

NY estende perdas em dia de vencimento triplo; Ibovespa acompanha

Atualizado 15/09/2023 às 14:59:16

As bolsas de NY estenderam as perdas na última hora (Dow -0,72%, S&P 500 -1,06%, Nasdaq -1,54%), numa sessão em que os investidores lidam com o ‘triple witching’, indicadores econômicos mistos e uma greve nas três principais montadoras dos EUA.

As bolsas em NY têm uma dose tripla de vencimentos hoje, que somam cerca de US$ 4 trilhões: derivativos vinculados a ações, opções de índices e futuros, que obrigam investidores a renovar suas posições existentes ou iniciar novas. Ao mesmo tempo, dados bons da indústria dos EUA se contrapõem à queda da confiança medida pela Universidade de Michigan, o que não muda a aposta para o Fed na semana que vem, mas injeta mais incerteza no cenário.

Os investidores também observam a greve dos trabalhadores da GM, Ford e Stellantis, que pode repercutir na economia americana, a depender da duração. Enquanto isso, os juros dos Treasuries têm ligeira alta, mas o índice dólar cai (DXY -0,14%, a 105,259 pontos).

Por aqui, o Ibovespa renovou mínimas sucessivamente junto com os índices em NY, mas há pouco voltou a recuperar os 119 mil pontos, a 119.185 (-0,18%). Hoje também é dia de vencimento de opções sobre ações, o que provoca mais volatilidade. A sessão é negativa a despeito de mais um corte de juro, desta vez o de recompra de 14 dias, anunciado pela China, e por dados positivos sobre a economia do país.

Papéis ligados a commodities, que foram as estrelas do pregão ontem, recuam hoje. O dólar tem pequena queda de 0,09%, a R$ 4,8685 e os juros futuros sobem. (Ana Conceição)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também