Economia
B20 lista recomendações para melhorar governança de comércio e investimentos
O B20, representando a iniciativa privada dos países do G20, lançou um conjunto de oito recomendações que prometem impulsionar uma transformação nos sistemas alimentares globais. O documento foi entregue ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante o FIAP 2024, promovido pelo Canal Rural.
O evento reúne na capital de Mato Grosso, Cuiabá especialistas e autoridades para debater as inovações e tecnologias que moldaram a agricultura e pecuária brasileira. O FIAP antecede a reunião do G20 Agro, que ocorre em Chapada dos Guimarães, entre os dias 10 e 13 de setembro.
Entre as recomendações estão: Comércio e Investimento; Emprego e Educação; Transição Energética e Clima; Transformação Digital; Finanças e Infraestrutura; Integridade e Compliance; Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura; e Conselho de Ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.
Segundo o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan, o objetivo com o B20 é garantir que as recomendações não sejam somente ouvidas, como trabalhadas. “As conclusões dessas forças-tarefas nos ajudarão a trazer benefícios ao Brasil e avanços no cenário internacional”, afirmou.
Para o ministro Fávaro, o B20 e as suas contribuições “são de suma importância. Precisamos debater que o mundo participe em conjunto na erradicação da fome”.
Já o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, destacou que o FIAP é um momento muito importante para o agronegócio brasileiro. “Foi uma força tarefa de nove meses de trabalho. Um evento feito a muitas mãos, uma janela de oportunidade que vai até o ano que vem quando o Pará receberá a COP30″, disse.