Economia
Bancos padronizam extrato bancário a partir de julho; entenda mudanças
Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irão padronizar as nomenclaturas dos extratos bancários. A medida, inicialmente, vai abordar as várias denominações existentes para as operações de saque e depósito.
Segundo a Febraban, essas mudanças iniciarão a partir do dia 8 de julho. Outras operações financeiras serão incluídas posteriormente, afirmou a federação.
“A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, afirmou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, disse.
Um exemplo será a mudança na nomenclatura quando a operação for de depósito de cheque no ATM, que aborda situações em que o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência da conta creditada. O novo padrão de nomenclatura será descrita como “DEP CHEQUE ATM”.
Outra situação será em“saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, que engloba situações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência com o cartão da conta. Essa operação entrará nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.