Economia
BC passará a fazer reuniões semanais com agentes de mercado
O Banco Central informou nesta sexta-feira que as reuniões com agentes de mercados aumentarão de frequência e passarão a de mensais para semanais. Segundo a autarquia, a mudança passa a vigorar neste semestre.
“O objetivo é captar de forma mais tempestiva o sentimento e as projeções dos analistas econômicos ao longo do trimestre”, explicou o BC.
A mudança ocorre em meio ao aumento das incertezas no mercado, o que exige maior cautela por parte do BC, conforme destacou no último comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom). A autarquia enfrenta desancoragem das expectativas de inflação e escalada do dólar, elevando pressões para que um potencial aumento de juros.
A medida também veio acompanhada com novas diretrizes para o agendamento de reuniões entre membros da diretoria e audientes externos. Agora, não será permitida a realização de mais de um encontro com o mesmo audiente externo dentro do intervalo de 60 dias ou de 2 ciclos de Copom.
As audiências também precisarão ser feitas de forma “preferenciamente presencial” e não poderão ser gravadas. Além disso, as reuniões também precisarão tratat unicament de conjuntura econômica.