Economia
BCE mantém taxas estáveis com mais dados necessários para o próximo corte
[18/07/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
O BCE manteve as taxas de juros inalteradas após o corte histórico do mês passado, revelando pouco sobre seus planos, enquanto investidores e economistas apostam em outra medida em setembro.
A taxa de depósito foi mantida em 3,75% e o BC reiterou que os custos de empréstimos permanecerão “suficientemente restritivos pelo tempo que for necessário” para garantir que a inflação retorne a 2%. “As informações recebidas apoiam amplamente a avaliação anterior do Conselho do Governador sobre a perspectiva de inflação de médio prazo”, disse em uma declaração. “Ao mesmo tempo, as pressões de preços domésticos ainda estão altas, a inflação de serviços está elevada e a inflação geral provavelmente permanecerá acima da meta até o ano que vem.”
Mais uma vez, o BCE disse que não está “pré-comprometido com uma trajetória de taxa específica”, ao mesmo tempo em que reiterou sua “abordagem dependente de dados e reunião por reunião”.
O euro manteve as perdas anteriores, sendo negociado em baixa de 0,1% a US$ 1,093. Os mercados monetários continuam a se inclinar para mais dois cortes de taxas em 2024.