Economia
Brasil tem maior número de fabricação de motos em 12 anos
A fabricação de motocicletas em Manaus, que concentra 96% de toda a produção do país, superou 1 milhão de unidades no primeiro semestre de 2024, alcançando o melhor momento para o setor nos últimos 12 anos. A informação é do G1, com balanço feito pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo).
Foram fabricadas 1.015.201 de unidades no Polo Industrial de Manaus nos seis primeiros meses deste ano. Trata-se de um aumento de 14,4% em comparação com o número mesmo período de 2023.
E a alta é tão expressiva que bate a marca alcançada pela última vez em 2012. Para os próximos meses, o ritmo deve se reduzir, e o executivo garante que as companhias na região estão preparadas.
Os números de emplacamentos foram ligeiramente superiores aos de fabricação. A Abraciclo informou que 1.090.088 unidades foram emplacadas no primeiro semestre, uma alta de 20,7% na comparação com o mesmo semestre do passado.
A associação aponta que este foi o melhor semestre em emplacamentos desde 2008, sendo o segundo maior desempenho da história do segmento.
A categoria de moto mais emplacada do Brasil foi a street (48,8%), representada por nomes famosos como as Honda CG e CB, e a Yamaha Factor e Fazer. Depois, aparecem as motos Trail (18%), com modelos com as Honda NXR e XRE, além da Yamaha XTZ e a Shineray XY.