Economia
Campos Neto corrige expectativas nos juros
[30/08/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
Em participação encerrada há pouco no evento da XP, o presidente do BC corrigiu as expectativas mais agressivas sobre um ciclo de alta da Selic, derrubando os juros de curto prazo. Campos Neto insistiu que o ajuste dos juros, “se houver”, será gradual.
A declaração foi importante um dia depois que a curva de juros voltou a precificar três altas de 50 pontos-base nas próximas reuniões do Copom, a começar em setembro. O mercado já havia levado a taxa para 12%.
RCN não apenas reiterou o gradualismo, mas deixou muito claro que o BC depende dos dados para qualquer decisão, colocando em dúvida até mesmo a convicção do mercado de que haverá um novo ciclo de aperto. Ele foi direto ao afirmar que a precificação dos juros curtos não era compatível com a ata do Copom.
Os contratos para 25, 26 e 27 passaram a cair, enquanto o Ibovespa zerou a queda para operar positivo. No câmbio, Campos Neto disse que o BC pode fazer novas intervenções [no mercado à vista], que tem reservas suficientes para isso.
Mas, neste caso, não conseguiu reduzir a alta do dólar, que ainda sobe após o leilão de US$ 1,5 bilhão, com saídas para o rebalanceamento da carteira MSCI e a inclusão de papéis brasileiros negociados lá fora, como XP e Nubank, a partir de hoje. Há pouco, o dólar estava em alta de 0,43%, a R$ 5,6456. (Rosa Riscala)