Economia
Campos Neto reafirma compromisso do BC com meta de inflação, independente de presidente
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reafirmou que a instituição está comprometida em trazer a inflação para a meta, independentemente de quem estiver à frente do BC. A declaração foi feita durante a inauguração do novo campus da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.
Campos Neto, que deve deixar o cargo até o final do ano, destacou que o Banco Central está preparado para elevar a taxa de juros, caso necessário, para garantir a convergência da inflação à meta. Na última reunião, o Copom manteve a Selic em 10,5% ao ano, após um ciclo de sete cortes consecutivos.
O presidente do BC também comentou as incertezas do mercado em relação à política monetária e fiscal, afirmando que a autoridade monetária está atuando com seriedade e autonomia. Ele acredita que, com o esforço fiscal do governo, o prêmio de risco tende a diminuir.
Campos Neto enfatizou a importância de um esforço fiscal extra por parte do Brasil, mirando o médio prazo, para assegurar a confiança na trajetória da dívida pública.