Economia
Consumo nos lares brasileiros em maio é o maior desde 2021, aponta Abras
O consumo em lares brasileiros cresceu 6,52% em maio na comparação com abril, o melhor resultado para o mês desde 2021. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador apontou alta de 2,16%
O resultado é do monitoramento mensal da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e contemplam todos os formatos de supermercados.
De janeiro a maio, o consumo nos lares acumula alta de 2,25%. Entre os fatores que contribuíram para o crescimento, destaque para o consumo para o Dia das Mães, segundo a associação.
A alta no resultado também é em decorrência da variação negativa em abril sobre março, que cedeu 7,29%. Além disso, de acordo com o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, o aumento de demanda por arroz em maio por consumidores que estocaram o cereal nos lares devido às enchentes no Rio Grande do Sul também contribuiu.
O consumo também foi impulsionado por programas sociais do governo. Entre eles, estão: a primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS; os recursos do programa Pé-de-Meia; repasse do Bolsa Família; liberação do terceiro lote dp PIS/Pasep; e o pagamento em Requisições de Pequeno Valor.