Economia

Copom corta Selic em 0,50 pp, para 10,75%, e sinaliza apenas um novo corte de mesma magnitude

Atualizado 20/03/2024 às 18:54:57

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/12/banco_central_bc_autarquia.webp

[20/03/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, cortar a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, levando a taxa básica de juros brasileira para 10,25% ao ano. Esse é o sexto corte seguido da autarquia desde o início do ciclo de flexibilização monetária.

No comunicado, o BC mudou o trecho de que pretende continuar o ritmo de redução da Selic para as próximas reuniões, contratando apenas um novo corte de 0,50 para a próxima reunião, o que deixa incerto qual a decisão do Copom para a reunião de junho.

👉🏻 Clique aqui para seguir o Canal do BDM no WhatsApp

“Em função da elevação da incerteza e da consequente necessidade de maior flexibilidade na condução da política monetária, os membros do Comitê, unanimemente, optaram por comunicar que anteveem, em se confirmando o cenário esperado, redução de mesma magnitude na próxima reunião”, mostrou o comunicado do BC.

Além disso, o Copom avaliou que o cenário-base não se alterou substancialmente. Para o Comitê, exterior segue volátil com debate sobre início da queda dos juros nas principais economias.

Ao justificar a decisão de hoje, o BC disse entender que “essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau maior, o de 2025.

As projeções oficiais do BC para a inflação ficaram estáveis em 3,5% para 2024 e 3,2% para 2025.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também