Economia
Entidades do varejo lançam movimento em defesa do parcelado sem juros
Um grupo de 11 entidades lançarão na 3ªF um movimento nacional a favor da modalidade de pagamento parcelado sem juros. Intitulada “Parcelo Sim!”, a campanha tem o objetivo de sensibilizar autoridades políticas do Executivo e do Legislativo sobre o tema.
De acordo com o documento, o parcelado sem juros do cartão de crédito é uma das “mais importantes ferramentas de concessão de crédito do Brasil”.
A campanha é organizada por entidades como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), Sebrae, entre outros.
O documento chama para um abaixo-assinado, que será levado para autoridades em Brasília. A petição pode ser assinada por meio do site da campanha “Parcelo Sim”.
O movimento das entidades do varejo e de defesa do consumidor vem depois que o governo sancionou o Desenrola, programa que prevê renegociação de dívidas e encontrar uma solução para baixar os juros do cartão de crédito, conhecido como rotativo.
O Congresso deu um prazo de 90 dias para que os bancos entreguem uma proposta que seja aprovada no Conselho Monetário Nacional (CMN). Caso um acordo não ocorra, as taxas da dívida no cartão não poderão passar de 100% do valor original.