Economia
EUA: Queda do PPI é a terceira seguida; sequência é a mais longa desde 2020
Os preços pagos aos produtores norte-americanos prolongaram a sua descida em dezembro. O índice diminuiu 0,1% pelo terceiro mês consecutivo, na sequência mais longa desde 2020, contrariando expectativa de alta.
Na comparação anual, houve alta de 1%, ante previsão de +1,4%. Já o PPI que exclui alimentos e energia permaneceu pouco alterado pelo terceiro mês, mostraram dados do Departamento do Trabalho (consenso 0,2%).
Na base anual, o indicador subiu 1,8%, o menor avanço desde o final de 2020 (projeção de alta 2,0%). O PPI excluindo alimentos, energia e também comércio avançou 0,2% no mês e 2,5% ao ano em dezembro. Uma das razões pelas quais os economistas do Fed e de Wall Street analisam o relatório do PPI é porque diversas categorias (incluindo as relacionadas com a gestão de carteiras e com os cuidados de saúde) são utilizadas para informar a medida de inflação preferida da Fed, o PCE.
Os preços da gestão de carteiras e da consultoria de investimento subiram, enquanto as categorias de cuidados de saúde registaram poucas alterações. Os números podem ajudar a reforçar as estimativas para uma leitura mais suave do PCE, prevista para 26 de janeiro, poucos dias antes da primeira reunião de política do Fed em 2024. (BDM Online + agências)