Economia
EUA: setor privado cria menos empregos que o esperado
[05/09/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Relatório ADP revelou que o setor privado dos Estados Unidos criou apenas 99 mil novas vagas de trabalho em agosto, muito abaixo da expectativa de 145 mil e inferior aos 122 mil postos criados no mês anterior. Este resultado fraco gera preocupações adicionais quanto à saúde da economia americana e pode impactar decisivamente a reunião do Federal Reserve (Fed) programada para setembro.
Os números do ADP adicionam uma camada de ansiedade em relação ao esperado relatório de empregos não-agrícolas (payroll) que será divulgado amanhã. O desempenho abaixo do esperado enfatiza a fragilidade do mercado de trabalho, em contraste com as previsões mais otimistas que estavam circulando entre os analistas.
É importante lembrar que, durante o simpósio de Jackson Hole em agosto, o presidente do Fed, Jerome Powell, reafirmou a importância de equilibrar o controle da inflação com as condições do mercado de trabalho, o que poderá influenciar as futuras decisões de política monetária.
Neste contexto, a plataforma CME indica que a probabilidade de um corte de 50 pontos base na taxa de juros caiu para 43%, uma diminuição de um ponto percentual em relação ao dia anterior.