Economia
EUA: Vendas no varejo avançam mais que o previsto
[15/04/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
As vendas do varejo americano aumentaram mais do que o previsto em Março e o mês anterior foi revisto em alta, demonstrando uma procura resiliente dos consumidores que continua a alimentar a economia.
O valor, não ajustado pela inflação, aumentou 0,7% em relação a fevereiro, mostraram dados do Deptº do Comércio. Excluindo automóveis e gasolina, as vendas saltaram 1%. As chamadas vendas do grupo de controle – que são usadas para calcular o PIB – saltaram 1,1%, o maior patamar desde o início do ano passado.
A medida exclui serviços de alimentação, concessionárias de automóveis, lojas de materiais de construção e postos de gasolina. Isto provavelmente é um bom presságio para o PIB do 1TRI, especialmente depois da leitura de Fevereiro ter sido revista em alta.
O relatório sugere bastante impulso nos gastos do consumidor no 2TRI. Enquanto um mercado de trabalho robusto apoiar a demanda, existe o risco de a inflação se consolidar e atrasar ainda mais os cortes nas taxas de juro por parte do Fed.
Os futuros de ações mantiveram os ganhos, enquanto os rendimentos do Tesouro subiram mais um pouco após o relatório. Os investidores continuam a prever que o primeiro corte do Fed ocorrerá no segundo semestre deste ano. (BDM Online + agências)