Economia
Europa fecha sem direção única à medida que os bancos se arrastam e a atividade empresarial vacila
Lucros robustos de empresas como a Hermes e NY em alta acabaram falando mais alto que a queda nas ações dos bancos e os dados pessimistas da zona do euro hoje. O Barclays caiu 6,53% depois que sugeriu grande corte de custos e alertou que a competição pelo dinheiro estava prejudicando suas margens. Lloyds e NatWest caíram 2,03% e 3,48%, respectivamente, arrastando o setor.
O PMI da zona euro caiu para um mínimo de quase três anos em outubro, enquanto a atividade empresarial na Alemanha contraiu pelo quarto mês. As preocupações com a escalada do conflito no Oriente Médio mantiveram as ações de alto risco sob pressão. Limitando as quedas, a Hermes subiu 2,78%, superando as estimativas de vendas do 3TRI e desafiando desaceleração no setor de luxo em geral. Ações da Puma ganharam 7,6% com manutenção da previsão de lucro para o ano inteiro, apesar da queda no 3TRI.
As mineradoras foram outro ponto positivo, acompanhando preços dos metais básicos. No fechamento; Frankfurt +0,53%; Londres +0,17%; Paris +0,63%; Madri -0,23%; Stoxx 600 +0,41% (434.96). (BDM Online + agências)