Economia

FIAP: Setor privado defende sistema multilateral de comércio agrícola

Atualizado 09/09/2024 às 15:54:10

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/09/fiap-canal-rural-b20.jpg

O setor privado lançou nesta segunda-feira (9) um conjunto de recomendações que prometem impulsionar uma transformação significativa nos sistemas alimentares globais. A entrega do documento, feita ao ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, ocorreu durante o Fórum Internacional da Agropecuária (FIAP 2024), promovido pelo Canal Rural.

Entre os principais tópicos defendidos pelo B20, representando a iniciativa privada dos países do G20, é um sistema multilateral de comércio agrícola robusto, liderado pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo a proposta, a iniciativa busca remover barreiras comerciais injustas e promover práticas agrícolas sustentáveis, assegurando um comércio justo e baseado em regras.

Fávaro comentou que a iniciativa privada tem feito contribuições para a agropecuária. “O desafio é gigante, mas eu tenho certeza que as colaborações feitas até agora pela iniciativa privada e pelas outras, que vão vir, intensifiquem esse debate de hoje e, na quinta-feira, que possam fazer um poder de convencimento de todas as entidades brasileiras, que também têm uma representatividade internacional”, afirmou.

Dentro desse princípio orientador, o B20 defende um equilíbrio entre a segurança econômica e a abertura do mercado é crucial para evitar restrições ao crescimento, custos mais elevados e redução da prosperidade global.

“O comércio desempenha um papel crucial ao permitir o intercâmbio de tecnologias verdes e práticas sustentáveis, promovendo normas internacionais e apoiando a colaboração”, destaca o documento.

Assim, a recomendação feita pelo grupo é expandir as energias renováeveis e as infraestruturas, com a intenção de triplicar a capacidade até 2030 para satisfazer, de forma sustentável, as necessidade futuras.

O FIAP 2024 tem como objetivo principal discutir as pautas mais relevantes para o setor agroalimentar e preparar o Brasil para o G20 Agro, que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de setembro, na Chapada dos Guimarães.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também