Economia
Haddad confirma mudança de meta fiscal zero para 2025
[15/04/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta segunda-feira (15) que o Projeto de Lei Orçamentário (PLDO) trará mudanças na meta fiscal, com o resultado primário zero sendo postergado para 2025.
Em entrevista à Globo News, Haddad também confirmou que a LDO do próximo ano trará um salário mínimo de R$ 1.502.
Segundo o ministro, o governo ainda terá 2026 para obter o objetivo de superávit primário no atual mandato. “Temos déficit estrutural nas contas primárias desde 2015”, afirmou.
A informação de meta zero para 2025 já havia sido ventilada por toda a imprensa, e Haddad optou por confirmar os números hoje. Além disso, ele comentou que o governo mira retomar patamar de arrecadação em relação ao PIB para 18,5%.
Em relação à regulamentação da reforma tributária, o ministro disse que o texto estará com a Casa Civil nas próximas horas e que o presidente Lula decidirá quando entregar. “Quero que textos da tributária estejam no Congresso o quanto antes”, afirmou.
Petrobras
Haddad também comentou sobre a situação da Petrobras, afirmando que o governo está mais bem informado sobre a estatal. Segundo ele, o caixa da companhia suporta distribuição de dividendos extraordinários sem impacto no plano de investimentos.
Apesar disso, Haddad não antecipou qual a porcentagem que o Conselho deve decidir, comentando que isso “caberá a eles decidir”.