Economia
Haddad sinaliza que agência Moody's deve elevar nota do Brasil ainda nesta semana
[30/04/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamou entrevista coletiva na noite desta 3ªF sem divulgar previamente qual seria a pauta aos jornalistas.
Durante sua fala, disse que as agências Moody’s e Fitch soltarão relatórios sobre o rating soberano em breve, a Moody’s provavelmente nesta semana. E que só poderá comentá-los quando os relatórios forem divulgados.
O Brasil possui rating “Ba2” pela Moody’s, a única das três grandes que não mexe na nota brasileira desde 2016. Fitch e S&P já fizeram upgrades no ano passado, em julho e dezembro, respectivamente.
Atualmente, as três agências colocam o Brasil dois degraus abaixo do nível de investimento (“Investment grade”). “A gente provavelmente não vai ver uma mudança no rating este ano”, disse Marianna Waltz, responsável por ratings e pesquisas na América Latina da Moody’s, em uma entrevista em agosto de 2023.
“O que a gente quer olhar daqui para frente? É implementação e execução do arcabouço fiscal, das reformas, ter mais visibilidade do perfil de investimento do Brasil.”
Agora, é aguardar a confirmação da mudança da nota para “Ba1” pela Moody’s e ficar de olho em qual será a perspectiva, “estável” ou “positiva”, que abriria caminho ao tão sonhado grau de investimento.
(Téo Takar)