Economia
IPCA-15: mercado não acredita em aceleração do corte da Selic
[26/10/23] Da Redação do Bom Dia Mercado
O resultado do IPCA-15 divulgado nesta manhã – de 0,35% para 0,21% em outubro – não indica que o BC deva elevar o ritmo de corte da Selic na próxima quarta-feira, mostra a reação do mercado ao indicador. Para a Capital Economics o índice reforça corte de 50pb da taxa de juros, assim como a MUFG, que considera a desinflação positiva, mas ainda insuficiente para acelerar o corte.
A Ativa Investimentos avalia que “qualitativamente a abertura do índice foi benigna, mas isoladamente nos parece precoce para avalizar uma intensificação do ritmo de corte de juros”. A XP destacou a desinflação disseminada em serviços, enquanto o BV salientou que a média dos cinco núcleos de inflação arrefeceu a 0,23%, de 0,27% e que o avanço da média dos núcleos foi menos intenso do que a mediana das estimativas do Broadcast, que apontava alta de 0,30% para a métrica.
Para a Warren Rena, o IPCA-15 de outubro mostrou a continuidade do processo de desaceleração da inflação dos serviços subjacentes e dos núcleos de inflação. A corretora espera que a inflação encerre o ano entre 3% e 3,5%. O Santander ressaltou a impressão favorável do indicador em termos qualitativos, embora a surpresa positiva com alimentação no domicílio e serviços tenha vindo acompanhada de resultados abaixo do esperado em preços monitorados e bens industriais.