Economia
IPCA abaixo das projeções favorece continuidade do ciclo de corte de juros pelo BC, avaliam economistas
[10/11/23] Da Redação do Bom Dia Mercado
O IPCA de 0,24% em outubro, abaixo do consenso de 0,29%, é visto por economistas como indicativo favorável para que o BC siga com a redução de juros.
Leonardo Costa, da ASA Investments, diz esperar uma redução da taxa Selic a 9,5% no fim do ciclo de cortes. Ele alavia que a projeção de inflação de 4,6% este ano deve ser revisada para baixo.
Rafaela Vitória, do Banco Inter, vê o IPCA em 4,65% no fim do ano, com viés de alta por alimentação.
Para Andres Abadia, da Pantheon Macroeconomics, o alívio das pressões sobre os preços de uma economia mais fraca poderia manter a tendência de desinflação por até seis meses.
Laiz Carvalho, do BNP Paribas, chama a atenção para alimentação, com virada para o positivo mais forte que o esperado. Mas mantém o IPCA em 4,7% no ano, abaixo do teto da meta.
Mirella Hirakawa, da AZ Quest, avalia que o qualitativo é positivo. Na visão dela, há indícios de antecipação do El Niño na inflação em 2023 e que, se se manifestar, há viés baixista para 2024. Ainda de acordo com a economista, o cenário doméstico permitiria a BC acelerar corte da Selic, mas o externo impede. A expectativa é de Selic a 9% no fim do ciclo de cortes.