Economia

Jovens guardam dinheiro para Iphone, viagem e formatura, mostra PicPay

Atualizado 06/08/2024 às 15:48:42

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/08/iphones-picpay-cofrinho.jpg

[05/08/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado, especial para o PicPay

Crianças e adolescentes de até 15 anos também estão guardando dinheiro para conquistar objetivos financeiros específicos. De acordo com levantamento do PicPay, utilizando a ferramenta de “cofrinhos” do aplicativo, muitos jovens salvam uma graninha para comprar eletrônicos ou até mesmo estudos e viagens.

A análise do banco também sugere a influência dos pais no hábito de poupar e no montante investido, já que as contas conectadas às dos responsáveis têm aportes três vezes maiores.

Eletrônicos em primeiro lugar

Como principal objetivo, 27% dos jovens poupam para adquirir dispositivos eletrônicos, como iPhones e computadores. Esse desejo começa a partir dos 10 anos e se mantém até os 15 anos.

A educação é a segunda maior motivação, representando 18,5%. As crianças mais novas, entre 4 e 9 anos, são as que mais concentram os investimentos, o que indica a gestão mais concentrada na mão dos pais e sugere que a educação seja uma das principais preocupações financeiras dos responsáveis.

Disney: sonho de viagem

Cerca de 10% das metas são atribuídas a viagens, variando desde passeios à praia até destinos internacionais, com destaque para a Disney. Outras finalidades incluem a compra do primeiro carro ou moto, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), festas de aniversário, itens de moda e produtos relacionados a games.

“Os Cofrinhos são uma excelente maneira de ajudar as crianças a alcançarem seus objetivos de forma tangível e específica”, disse Pedro Romero, diretor de Wallet e Banking do PicPay. “Apenas um mês após o lançamento da conta para menores, 23% dos jovens usuários já criaram pelo menos um.”

Além dos objetivos específicos, 34% das economias são destinadas a “só para guardar”, enquanto 8% servem como reserva de emergência. Outros 3,5% dos cofrinhos são para metas ambiciosas como “ficar rico” e “conquistar meu primeiro milhão”.

Pedro Romero (foto) ressalta a importância de promover a educação financeira em família desde cedo e incentivar o planejamento entre as novas gerações, preparando-os para um futuro financeiramente seguro e realizado. “Entender o valor do dinheiro e a importância de uma gestão financeira eficiente são habilidades fundamentais que todos devem desenvolver.”

Este material é produzido para o produto de Conteúdo de Marca do Bom Dia Mercado

FIM

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também