Economia

Mercado vê maior risco de inflação superar projeção do BC em 2024

Atualizado 27/09/2023 às 12:23:06

O mercado financeiro estima que os riscos de a inflação ficar acima da projetada para 2024 são maiores do que os de ficar abaixo, mostra o questionário feito antes da última reunião do Copom, informa o Valor. É um contraste em relação ao balanço de riscos adotado pelo próprio Copom, que vê chances iguais de a inflação de 2024 superar ou ficar abaixo dos 3,5% projetados no seu cenário central.

Os dados do questionário, divulgados nesta manhã, mostram que 36% dos analistas acham que a inflação ficará acima do projetado (na mediana, 3,9%), enquanto 13% achavam que ficaria abaixo. Na reunião anterior, havia mais equilíbrio: 23% apontavam riscos altistas e, 19%, baixistas. O questionário não informa porque os analistas veem mais riscos altistas para a inflação, mas perguntas do próprio relatório dão algumas pistas.

O mercado vê riscos de um impacto importante do El Niño, o cenário internacional piorou, assim como a evolução da política fiscal. Para completar, o mercado vê uma economia com menos capacidade ociosa.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também