Economia
MME formaliza pedido de revisão da bandeira tarifária em outubro
O Ministério de Minas e Energia (MME) formalizou nesta terça-feira um pedido para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revise bandeira tarifária de outubro. Para este mês, a conta de energia elétrica ficará sob o acionamento da bandeira vermelha patamar 2.
Com a medida, o preço para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877. A decisão ocorre em consequência do risco hidrológico, com reservatórios baixos, e a elevação do preço da energia no mercado, impactada pelo custo do que foi produzido e não contratado.
O pedido do MME pede que a Aneel avalie a utilização do saldo superavitário da conta como instrumento para definição da aplicação das bandeiras a cada mês. A solicitação se estende para os próximos meses também.
“O aumento dos custos com energia elétrica no sistema de bandeiras traz repercussões para as famílias, em especial a partir do impacto nas despesas de energia elétrica, bem como o impacto inflacionário a partir do efeito da energia elétrica nos produtos e serviços”, disse o ministério, em ofício.