Economia

Não haverá repasse de nenhum centavo de valores para o consumidor, diz Silveira/MME

Atualizado 12/07/2024 às 11:31:02

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/07/silveira.webp

[12/07/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse hoje que os R$ 9 bilhões que são devidos pela Amazonas Energia à Eletrobras não serão custeados de forma alguma pelos consumidores de energia. Segundo ele, a Medida Provisória 1.232/24 editada pelo governo prevê exclusivamente um rebalanceamento nos custos do setor elétrico.

O ministro deu uma longa entrevista à Globonews e disse que a discussão que existe atualmente no setor é uma “desinformação completa, absurda e total”. Para Silveira há dois interesses fortes nessa questão. O primeiro relacionado a grupos empresariais que tinham interesse nas usinas térmicas vendidas pela Eletrobras e que saíram perdedores no processo.

E o outro seria de grandes consumidores de mercado livre que estariam contrariados com o repasse a eles de parte dos custos pela contratação de usinas térmicas, que antes recaía apenas sobre quem estava no mercado regulado atendido pelas distribuidoras.

O ministro disse ainda ter recebido apenas duas vezes o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zannata, e que não haveria motivo para tratar com ele os temas ligados à MP 1.232/24. Ele negou qualquer intenção de favorecer o grupo econômico na educação do normativo que facilita a venda do controle da distribuidora Amazonas Energia. E lembrou que, assim como recebeu Zannata duas vezes, recebe outros executivos como André Esteves (BTG) e Cosan.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também