Economia
Payroll: EUA criam 216 mil postos de trabalho em dezembro, acima do consenso
[05/01/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
Os Estados Unidos criaram 216 mil postos de trabalho em dezembro, de acordo com o payroll, divulgado na manhã desta sexta-feira. O número ficou bem acima do consenso, que era de 170 mil. O salário médio por hora subiu 0,4% em relação a novembro, pouco acima da previsão, que era de 0,3%. Na comparação anual, aumentou 4,1%, acima da projeção de 3,9%. Já a taxa de desemprego se manteve em 3,7%, em linha com o consenso de 3,8%. A geração de empregos em novembro foi revisada de 199 mil para 173 mil e a de outubro, de 150 mil para 105 mil.
Logo após a divulgação, o CME Group publicou sua reação. Para a empresa, os dados mostram
um mercado de trabalho resiliente e que pode influenciar decisivamente na postura do Fomc na próxima reunião de março. Ainda de acordo com a avaliação do CME, “os agentes financeiros tinham importante expectativa para saber se o discurso mais duro dos integrantes do Fed seria corroborado pelo dado do payroll. Ao que parece, sim. Agora, há que se observar como o mercado irá reagir. O payroll soma-se a um outro dado surpreendente, que foi a pesquisa ADP divulgada ontem, com a geração de empregos no setor privado muito acima da previsão”.
No Brasil, o Ibovespa passou a reduzir as perdas depois da divulgação do payroll e operava em baixa de 0,14%, aos 130.994,21 pontos. (Tiago Abech + agências)